Cuidado com as falsas vagas de emprego na Europa

O que você encontrará nesse artigo:

Morar na Europa é um sonho que muitos brasileiros possuem. Porém, existem muitos golpes de imigração para a Europa que são aplicados tanto por gringos como por brasileiros que enganam pessoas que sonham em morar no velho mundo.

Por isso fique bem atento e siga todas as instruções que vamos passar abaixo.  Assim você terá mais chances de evitar cair em uma fraude, perdendo tempo, dinheiro e colocando a sua vida em risco

Golpes de imigração para a Europa mais comuns

Os golpes mais comuns são: falsas promessas de emprego, bolsas de estudo falsas, casamento em troca de cidadania e falsas dívidas de trabalhadores. Vou falar de cada um deles abaixo:

Falsas promessas de emprego

Em março de 2022 um homem de 31 anos perdeu R$ 28.000,00 ao cair em um golpe de falso estágio na Inglaterra! Infelizmente ele não foi o primeiro a cair neste tipo de fraude.

Golpistas criam e/ou copiam vagas de empresas reais em sites e fingem que estão realizando um processo seletivo. Eles criam e-mails falsos, pedem currículos e podem até mesmo fazer entrevistas para passar segurança e credibilidade para os candidatos.

Logo após algumas fases deste processo falso, eles dizem que o candidato foi aprovado e que precisa fazer uma transferência bancária para cobrir os primeiros meses de custo com alimentação, estadia e até mesmo o processo de visto.

Não preciso nem dizer que depois eles ou pedem mais dinheiro antes do seu embarque, ou simplesmente desaparecem. Te deixando sem a vaga de emprego na Europa, às vezes com dívidas e ainda com aquele sentimento de insegurança, uma vez que eles têm a cópia dos seus dados e documentos.

Bolsas de estudo falsas

Como o sonho de muitos brasileiros é ter a experiência de estudar na Europa para desenvolver um novo idioma e ainda morar em um lugar diferente, estudantes buscam bolsas de estudos para fazer com que este sonho se torne mais acessível.

Porém, se você não prestar atenção nos detalhes dos sites que está navegando e das Instituições para as quais está aplicando, pode acabar vendo o seu sonho se transformar em um pesadelo.

Fique atento principalmente se receber um convite exclusivo para participar de um evento ou programa que oferece uma bolsa de estudos através de uma organização pela qual você nunca ouviu falar, ou não tem referências.

Muitas empresas criam nomes falsos com os nomes “Internacional”, “Nacional”, ou “Fundação” no título para passar credibilidade. Por isso é importante buscar se esta organização possui caixa postal, CNPJ, telefone e também reclamações em sites de queixa como o Reclame Aqui. Afinal, ter um site com o final “.org”, não significa que a organização é de fato confiável.

Também não envie grandes quantias de dinheiro para o exterior para garantir a sua vaga em um processo seletivo. Os processos seletivos para programas de bolsa são gratuitos. Se você for aprovado, os custos com visto serão pagos diretamente para o governo do país, não para a Instituição de Ensino.

Dicas para evitar os golpes de imigração para a Europa

Alguns golpes de imigração para a Europa são muito bem arquitetados, mas outros já são antigos. Você pode evitar cair neles prestando atenção em algumas recomendações.

Desconfie de propostas fora da realidade

Sabe aquela frase “quando a esmola é demais, o Santo desconfia”? Pois, ela também vale aqui.

Se a sua proposta de emprego, ou intercâmbio na Europa for muito surreal, provavelmente ela é! Se dizem que te pagam 3x mais do que as outras pessoas só porque você é único e precisa embarcar imediatamente, logo após transferir para uma conta no exterior mais de R$ 10.000. Já liga o sinal vermelho na sua cabeça e lembra de que há grandes possibilidades de isso ser um golpe.

Existem sim vagas e cargos que pagam muito bem, mas eles exigem anos de experiência em áreas específicas e com muita qualificação profissional. Se você não os têm, provavelmente estão tentando te enganar.

Então não olhe só para os e-mails que recebeu da empresa, mas busque entrar em contato direto com outras pessoas que trabalham nela, no LinkedIn, ou analisar a faixa salarial que aquela empresa geralmente paga no Glassdoor, por exemplo, para saber se aquela proposta não está fugindo da realidade. Bem como OLX Portugal, Net portugal,etc.

Cuidado com viagens pagas por terceiros

Talvez você já tenha escutado sobre a história de alguém que economizou por muito tempo para comprar a viagem dos sonhos. E soube que depois, todo aquele sonho virou um pesadelo! Pois, este é um dos principais golpes de imigração para a Europa.

Existem muitas pessoas que dão golpes fingindo ser funcionários de agências falsas, que pedem o dinheiro da pessoa para emitir um pacote, ou uma passagem e, depois que recebem este dinheiro, simplesmente somem.

Fique atento, não caia em armadilhas! Entre em contato com Advogados Especializados em Imigração e fuja dos golpes de imigração na Europa!

Eu sou Vanessa Morato, Especialista em Imigração de Pessoas, seu primeiro passo para viver em Portugal pode começar comigo!

UMA DECISÃO TÃO IMPORTANTE COMO

VIVER EM PORTUGAL

DEVE COMEÇAR PELOS CAMINHOS SEGUROS

Por que arriscar seu sonho acreditando em atalhos?
Comece pelo jeito certo!
Entre em contato e tire suas dúvidas sobre os nossos serviços.

Scroll to Top