Visto ETIAS para Brasileiros

O que você encontrará nesse artigo:

Atualmente, os brasileiros que desejam visitar a Europa têm entrada permitida no Espaço Schengen por até 90 dias, em um período total de 180 dias. No entanto, isso irá mudar a partir de maio de 2023, com o novo Visto ETIAS.

O Espaço Schengen contém 22 países da União Européia e 4 que não são pertencentes – Suíça, Noruega, Liechtensteins e Islândia.

O visto para essa área, no momento, ainda não é obrigatório para brasileiros e viajantes que desejam ter sua entrada garantida nos países mencionados acima.

No entanto, como já dito anterioemente, a partir de maio de 2023, o Visto Etias será necessário para que brasileiros viagem à Europa – incluindo Portugal – para fins turísticos, médicos, de trânsito ou comerciais.

Além dos países citados, o Visto também será solicitado para viagens a países como: Romênia, Chipre, Croácia e Bulgária, porque já estão em processo de adesão ao Schengen.

Confira agora tudo sobre essa nova modalidade de visto para brasileiros entrarem na Europa, o Visto Etias.

O que significa o Visto ETIAS?

Visto ETIAS é o nome dado à nova autorização de viagem à Europa para cidadãos brasileiros. O Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (ETIAS) foi projetado com um objetivo claro em mente.

Seu objetivo é fortalecer o controle de fronteiras e manter altos níveis de segurança imigratória em todo o Espaço Schengen, registrando e examinando todos os viajantes isentos de visto, incluindo os brasileiros.

O ETIAS será um requisito necessário para todas as pessoas que viajam do Brasil à Europa a partir de maio de 2023. Todos os portadores de passaporte brasileiro que solicitarem o ETIAS serão rastreados em vários bancos de dados de segurança europeus.

Essas bases de dados são gerenciadas pela Agência para a Gestão Operacional dos Sistemas Informáticos de Grande Escala no domínio da Liberdade, da Segurança e da Justiça, também conhecida como eu-LISA.

Essa triagem de segurança é realizada com todos os solicitantes, a fim de identificar e prevenir possíveis ameaças aos países do Schengen antes que um viajante tenha sua autorização de viagem e entre nessa área.

Requisitos do Visto ETIAS para Brasileiros

Para obter o Visto ETIAS para brasileiros, todos os cidadãos precisarão ter o seguinte disponível, ao acessarem a inscrição online:

  • Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa do ETIAS;
  • Passaporte brasileiro válido até 3 meses além da data de estadia pretendida;
  • Endereço de e-mail próprio para receber a aprovação do ETIAS.

O ETIAS será eletronicamente associado com o mesmo passaporte brasileiro enviado durante o processo de inscrição. Isso significa que os brasileiros que possuam dupla cidadania devem viajar com o mesmo passaporte usado durante a solicitação do ETIAS, já que este não será transferível para outro passaporte, mesmo que ambos pertençam à mesma pessoa.

Os viajantes que apresentarem um passaporte não associado a um ETIAS aprovado, podem ter negado seu embarque ou sua entrada no controle da fronteira ao desembarcarem em um país, por exemplo, em Portugal.

Embora não seja necessária a impressão de uma cópia em papel do ETIAS, os solicitantes brasileiros receberão um PDF por e-mail. Uma dica que poderá ser útil para você, é ter essa cópia em mãos durante suas viagens, pois as autoridades poderão lhes solicitar um ETIAS em qualquer ponto de suas viagens durante sua estadia no Espaço Schengen.

 

Como é feita a inscrição?

Será uma requisição legal que pessoas do Brasil terão de se inscrever para obter a autorização de viagem para Europa ETIAS utilizando um sistema de cadastro online antes de deixarem seu país de residência.

A solicitação online do ETIAS para brasileiros é extremamente simples e poderá ser completada em alguns minutos. Os requisitos do ETIAS para brasileiros deverão ser enviados por cada viajante quando se inscreverem para a autorização de viagem europeia.

Além disso, os cidadãos brasileiros deverão fornecer as seguintes informações ao enviar sua inscrição para o ETIAS:

  • Nome completo;
  • Gênero;
  • Nacionalidade;
  • Cidade e país de nascimento;
  • Data de nascimento;
  • Endereço atual no país residente;
  • Número do passaporte;
  • Data de emissão do passaporte;
  • Data de validade do passaporte;
  • País de emissão do passaporte;
  • Número de telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Estado-membro do Espaço Schengen por onde efetuará sua entrada.

 

Esse é o melhor tipo de visto para mim?

Depois de entender como será o Visto ETIAS para brasileiros, fica a dúvida de como prosseguir com o processo de solicitação de visto para o seu tipo de estadia em Portugal? A resposta é procurar aquilo que melhor se adequa ao seu caso.

A melhor maneira, é contar com especialistas que possam lhe auxiliar durante todo esse processo. De forma simples, justa e correta. Não passe por apuros e entre da melhor maneira no país e conquiste a vida que você tanto almeja!

Eu sou Vanessa Morato, Especialista Jurídica para Imigrantes e posso lhe auxiliar em todo o processo. Sem sombra de dúvidas, posso e quero ajudar você a ter sua tão sonhada vida em Portugal!

UMA DECISÃO TÃO IMPORTANTE COMO

VIVER EM PORTUGAL

DEVE COMEÇAR PELOS CAMINHOS SEGUROS

Por que arriscar seu sonho acreditando em atalhos?
Comece pelo jeito certo!
Entre em contato e tire suas dúvidas sobre os nossos serviços.

Scroll to Top